Salgadália é a mais nova Paróquia da Diocese de Serrinha; Bispo Dom Ottorino decretou no fim da festa do padroeiro São José Operário

No final da missa transmitida pela Vitória FM e mídias sociais na tarde desta sexta-feira (1º), o bispo da Diocese de Serrinha, dom Ottorino Assolari, anunciou acriação da Paróquia de São José Operário, no Distrito Salgadália, município de Conceição do Coité, no território do sisal. Na oportunidade foi empossado o padre Rodrigo Oliveira como primeiro pároco.

Dom Ottorino se emocionou ao fazer o anuncio que estaria assinando o decreto de criação da Paróquia, emoção também do padre Rodrigo – Veja

Padre Rodrigo assumiu em 21 de janeiro de 2018 a função de administrador da Área Pastoral e assistente Episcopal para o Instituto Diocesano “Servas da Igreja”, que também tem sua sede naquele Distrito. A nova Paróquia tem 17 comunidades, incluindo a sede e atende aproximadamente 12 mil pessoas.

A Celebração Eucarística que foi presidida por Dom Ottorino e concelebrada pelo padre Rodrigo marcou a Ereção Canônica da Área Pastoral à categoria de Paróquia. Poucos fieis estavam dentro da igreja por conta das restrições orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) do distanciamento social, mas foi ouvido muito grito de diversas ruas em comemoração no momento em que dom Ottorino anunciava a criação da Paróquia e a posse do padre. Entre estas pessoas que vibraram com a novidade foi a professora e ministra da eucaristia, Simone Nascimento. ” Eu estava em casa e também gritei ao assistir pelo celular o anúncio tão esperado por todos nós”.

Encerramento da festa de São José

A comunidade vivenciou nove dias de novena que preparou a comunidade para o dia da festa, 1º de maio. A festa de São José Operário, coincide com o Dia Mundial do Trabalho e esta celebração litúrgica foi instituída em 1955 pelo Papa Pio XII, diante de um grupo de trabalhadores reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Segundo o empresário Misael Ferreira, seu pai, José Ferreira, após este ato de Pio XII, reuniu amigos e combinaram a mudança da data da festa, pois antes era comemorada em 19 março, “sempre caía na quaresma e não podíamos fazer festa”, falou o representante da família Ferreira.

“Em 65 anos de festa, foi a primeira que os atos das novenas, a missa festiva, aconteceram com as portas da igreja fechadas e limitações de pessoas para assistirem as celebrações presencialmente”, lembrou Misael. O devoto de São José, cuja fé herdou dos pais, quis se referir as condições do isolamento social neste período de pandemia.

A procissão aconteceu com a imagem de São José Operário na carroceria de uma caminhonete, com o padre no carro logo atrás benzendo com água as pessoas que se encontravam nas portas de suas casas, e em seguida um carro de som pedindo às pessoas que respeitassem o distanciamento e isolamento social e pedindo doação de alimentos para distribuição de cestas básicas para as famílias necessitadas.

O CN acompanhou parte do trajeto da procissão pelas ruas do Distrito.

Fonte:> calilanoticias

Por Redação CN1 de Maio de 2020

Deixe uma resposta