Morre o ator Paulo Goulart aos 81 anos

Paulo Goulart na peça "O Homem Inesperado", de Yasmina Reza, dirigida por Emílio de Mello

Morreu nesta quinta-feira em São Paulo o ator Paulo Goulart, aos 81 anos, segundo o site Memória Globo. Ele estava internado no hospital Beneficência Portuguesa e lutava contra um câncer no mediastino, região entre os pulmões, há dois anos. Ele já havia se tratado de um câncer no rim, diagnosticado anos antes. Casado há 62 anos com a atriz Nicette Bruno, Goulart deixa também três filhos, os atores Beth Goulart, Bárbara Bruno e o dançarino Paulo Goulart Filho. Ainda não foram dadas informações sobre onde serão realizados o velório e o enterro.

Seus últimos trabalhos na TV foram nos filmes O Tempo e o Vento (2013), Nosso Lar(2010), Chico Xavier (2010) e na novela Morde & Assopra (2011) em que interpretou o médico Eliseu. Considerado um dos maiores talentos do teatro brasileiro, onde construiu uma trajetória profícua, Goulart deixou sua marca na televisão e no cinema.

Paulo Goulart começou a carreira aos 18 anos na Rádio Tupi por influência de um tio radialista. Paralelamente aos primeiros trabalhos como ator, ele chegou a estudar e se formar em química industrial. Seu primeiro papel na TV Tupi foi em um programa humorístico em que contracenava com Amácio Mazzaropi.

Já no ano seguinte, deixou o humorista para integrar o elenco da novela Helena, de Manoel Carlos, na TV Paulista. Pouco depois, conheceu a atriz Nicette Bruno, por quem se apaixonou e com quem permaneceu casado até sua morte. Foi a mulher que lhe apresentou a companhia Teatro de Alumínio, onde o ator fez sua estreia nos palcos com a peça Senhorita Minha Mãe, de Louis Verneuil. O casal fundou a companhia Teatro Íntimo Nicette Bruno, em 1953.

A carreira no cinema teve início em 1957, quando estreou no longa Rio Zona Norte, de Nelson Pereira dos Santos. No começo da década de 1960, o ator se mudou com a família para Curitiba e dedicou boa parte de seu tempo ao teatro, trabalhando na Escola de Teatro Guaíra e no Teatro de Comédia do Paraná. Goulart voltou a São Paulo pouco depois e foi contratado pela TV Excelsior, onde atuou em novelas como As Minas de Prata (1966), Os Fantoches (1967) e O Terceiro Pecado (1968), todas de Ivani Ribeiro.

Estreou na Globo em 1969 na novela A Cabana do Pai Tomás, de Hedy Maia, e foi escolhido no mesmo ano para ser um dos protagonistas de Verão Vermelho, de Dias Gomes. Na história, Flávio Avelar , personagem de Goulart, vivia um triângulo amoroso com as personagens interpretadas por Dina Sfat e Jardel Filho.

Informações da Veja

Deixe uma resposta