Aberta em Conceição do Coité a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino

Aberta em Conceição do Coité a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino

As atividades prosseguem até quarta-feira.

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas

Com o tema “Fora da Escola não Pode!Cada Criança tem o Direito de Aprender” extraído da campanha do UNICEF foi aberta na manhã de segunda-feira,10, e prossegue até quarta, 12, no CAIC de Conceição do Coité a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino que reuniu praticamente todos os professores da sede e zona rural.A atividade acontece como “um aquecimento” para os educadores enfrentarem mais um ano letivo. Na segunda e terça as atividades são voltadas para professores e auxiliares de ensino e na quarta-feira,12,para os demais servidores da Educação.

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas.8

A Jornada foi aberta pela secretária de Educação Perpétua Sampaio antes foi entoado o hino nacional,em seguida o hino municipal e a oração do Pai Nosso.

Perpetua preparou um discurso e falou sobre o amor baseado nos ensinamentos bíblico e pediu a união de todos para mais essa caminhada,” Desejo que seja por amor que estejamos unidos,nesse espaço para buscar inspiração necessária para garantirmos aos educandos a nós confiados os ensinamentos necessários para aprender, aprender, como motivação para viver.Toda criança e adolescente tem o direito de aprender”. A secretária falou de sua preocupação com a segurança e a forma como adolescentes vem sendo exterminados e disse que ver uma saída numa educação de qualidade e comprometida.

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas.7
O prefeito Francisco de Assis que também é professor iniciou falando das dificuldades encontradas, entre as situações consideradas caóticas, o fato de não encontrar nenhum aluno matriculado e precisou refazer toda matricula,disse também que encontrou um grupo sem motivação, e, como tem frisado em todo discurso quando o assunto é educação não deixou de revelar a importância do Sindicato dos Servidores Públicos da Educação e que abriu para outras categorias.O Sindicato contribuiu e muito para acelerar a organização das matriculas no ano 2013.

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas.9

Assis elogiou o trabalho de Perpétua Sampaio que segundo ele deu uma dinâmica a educação e tem se doado a serviço exclusivo do município, tanto que pediu seu desligamento do Colégio Projeção e ela acatou e tem plena autonomia para resolver tudo no setor de educação.

Sindicato herói e vilão

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas.5
Mas o Sindicato ao mesmo momento que foi reconhecido pelo prefeito como entidade importante, no mesmo momento foi questionado pelo prefeito o porque da suspensão de aula em dia útil para uma reunião ordinária,segundo ele vindo a prejudicar os alunos. Assis sugeriu que a classe se reúna em dias ou horários que não comprometa o andamento do ano letivo.

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas.2

Outro fato que chocou o Sindicato foi o prefeito ter questionado a disponibilização por parte do município, sendo pago pelo prefeitura, cinco servidores, sendo quatro professores, todos atuando exclusivamente para o Sindicato.” O Sindicato não teria condição de contratar uma pessoa hábil, competente para desenvolver os trabalhos recebendo um salário mínimo,já que a entidade tem sua remuneração? Ao invés de cinco não pode ser dois servidores? Questionou o prefeito.

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas.6

Assis falou ainda das duas leis no pais que torna qualquer administração inviável.” Como pode a Lei do Fundeb dizer que não devo gastar menos de 60% com a educação, e outra Lei diz: se você ultrapassar mais de 54.1% com limite de pessoal ele lhe puno? O chefe do executivo falou desse assunto para responder o que disse ter visto constantemente nas redes sociais quando as pessoas afirmam que nada tem a ver as duas situações, mas ele garante que sim, que tudo entra no cálculo no fechamento das despesas.

O prefeito Assis encerrou falando que matriculou seus filhos na rede pública no Povoado de Goiabeira e na próxima segunda-feira,17, os dois estarão na sala de aula perante professores da rede municipal por confiar na capacidade dos educadores.

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas.4

Ao encerrar seu pronunciamento, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Leonardo Mascarenhas entendeu que a entidade foi criticada pelo gestor e se dirigiu até o mestre de Cerimonia Fredson Cunha para usar o microfone por três minutos para responder o que ele entendeu como ataque ao sindicato, Fredson não abriu o espaço e justificou que seguia um roteiro e que não passava por cima do que foi lhe passado, e que o mesmo falasse com a secretaria Perpétua, a mesma pegou o microfone o justificou que estava atrasado e os palestrantes tinham que viajar, mas o presidente bastante agitado protestava a todo momento, até que o próprio Assis passou o microfone para Mascarenhas que desabafou respondendo o que ele considerou ataque ao sindicato.

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas.10

“O Sindicato irá cobrar seus direitos, a lei é clara e a prefeitura tem que colocar servidores à disposição do Sindicato, pois, foi um direito adquirido.Precisa que seja valorizado o salário do professor, que amor não paga a conta de ninguém.Não defendo politica partidária e sim uma classe”, falou Leonardo.

jornada pedagógica em coité - foto-raimundo mascarenhas.3

Após a discussão aconteceu uma atividade cultural com o “Homem do Chapéu” que contou causos engraçados e na condição de professor falou da importância da família no aprendizado e educação do filho.Contou da importância do professor e a falta de valorização e respeito para com o mesmo, e, fez questão de frisar que as famílias tem contribuído para que os alunos não respeitem os professores.Descontraído contou que como é visto o pobre e o rico na formação do filho.”O rico chega para o filho e diz; olha você vai estudar para ser doutor, o filho do pobre está em casa o tempo todo perturbando a mãe e quando não aguenta mais diz; vou lhe levar para escola, como se fosse um castigo dos maiores para a criança e o professor um individuo da pior espécie.

ele citou também a fragilidade dos pais que parece que passaram a ser criados pelos filhos, que não os respeitam e ditam o que devem fazer. Apontou os erros na criação dos filhos que automaticamente acabam chegando na escola e o professor é quem deve tentar consertar um erro na educação que saiu de casa.

Em seguida teve a primeira palestra do dia com Liane Pinto com o tema: ” Aprender-Motivação Para Viver”. No turno da tarde Atividade Motivacional com Luciano Mello e a segunda palestra do dia com Fábio Villela e por fim a terceira palestra com Cláudia Cristina Pinto Santos que abordou o tema ” educação Integral”.

Hoje o dia inteiro acontece Minicursos, no total de oito.

Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas

Deixe uma resposta