Santaluz: Operação da Polícia Federal fecha garimpo ilegal e apreende equipamentos no povoado de Serra Branca

DSC00409Garimpo foi fechado na Região de Serra Branca, zona rural de Santaluz | Fotos: Notícias de Santaluz

Uma operação da Polícia Federal, batizada como “Santaluz1”, fechou um garimpo ilegal e apreendeu várias máquinas, a exemplo de moinhos e motores utilizados na separação do ouro com outras impurezas encontradas no garimpo. A operação foi desencadeada pela Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Polícia Federal em Salvador. Os locais fechados funcionavam nas fazendas Careta e Dois Irmãos, localizadas no povoado de Serra Branca, zona rural do Município de Santaluz. Em entrevista concedida ao Notícias de Santaluz, o  delegado da Polícia Federal, Jorge Vinicius, disse que a operação teve como objetivo a desarticulação de um garimpo ilegal, localizado nas fazendas Careta e Dois Irmãos, que funcionava se licenciamento ambiental e sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

DSC00414Operação batizada como “Santaluz1″ foi deflagrada pela Polícia Federal

De acordo com o Delegado Federal, o garimpo existe há cerca de 10 anos, descoberto por sem terras, que se instalaram no local e passaram a extrair ouro ilegalmente. O delegado disse ainda que a operação “Santaluz1” foi planejada após notificação do Comando da 6ª Região Militar do Exército, que informou a PF sobre a utilização de explosivos e a exploração ilegal de ouro, no garimpo. Os garimpeiros foram notificados pela Polícia Federal. Os equipamentos apreendidos ficarão à disposição da Justiça Federal do município de Campo Formoso, responsável pela expedição do mandado de busca e apreensão. Como de costume em operações deste porte, as máquinas ficarão sob os cuidados da Prefeitura Municipal, na condição de fiel depositária, em acato à ordem judicial do Ministério Público Federal. Participaram da operação “Santaluz1″44 agentes da Polícia Federal, em 12 viaturas.

POPULAÇÃO DE SERRA BRANCA RECLAMA DE FECHAMENTO DO GARIMPO

Segundo um dos garimpeiros, que não quis se identificar, o garimpo é antigo e representa um dos meios de sobrevivência dos habitantes do povoado de Serra Branca, distante 15 km do município de Santaluz.

DSC00398População reclama de fechamento do garimpo

“Esse é o meio de sustentarmos nossas famílias. Não temos emprego e trabalhamos honestamente. Os equipamentos são nossos, comprado com o nosso dinheiro. O que vamos fazer agora?”, declarou.

Redação Notícias de Santaluz

Fonte: noticiasdesantaluz

Deixe uma resposta